Loading

Como ficar rico investindo na Bolsa

Como ficar rico investindo na Bolsa

Tema recorrente a qualquer pessoa que esteja começando a poupar ou pensando em investir é  a possibilidade de entrar na Bolsa de Valores. O tema investir na  Bolsa é algo cada vez mais difundido na mídia e que vem entrando no cotidiano financeiro do brasileiro de todas as classes.

Como todo tema novo, o investimento na Bolsa muitas vezes traz grande controvérsia em grande parte por informações mal trabalhadas repassadas por conhecidos. Em muitos casos, o primeiro contato do interessado com alguma informação sobre o investimento em ações se dá por meio de familiares ou amigos que já investem ou investiram e isso nem sempre traz um panorama completo ou informações corretas que expliquem de forma clara do que se trata a Bolsa.

Vamos entender um pouco do que se trata investir em ações na Bolsa e  desfazer alguns mitos comuns na cabeça de quem se pergunta: “É possível ficar rico investindo na Bolsa?”

O primeiro ponto a se entender é que investir na Bolsa é como se tornar sócio ou dono de uma empresa,  com a grande diferença que o acionista não precisa  se envolver na dinâmica administrativa do negócio, ele vira dono de uma pequena parte do negócio. Na maioria das vezes as empresas com ações negociadas na Bolsa são corporações que valem muito milhões ou bilhões.

Entendendo esta dinâmica: o investidor logicamente recebe uma parte do lucro do negócio adquirido através da aquisição das ações e com o capital adquirido na Bolsa com a comercialização dos títulos a empresa pode financiar as atividades e crescer.

Portanto, se você realmente deseja investir na Bolsa de modo consistente, precisa levar em conta que está participando de um negócio, deverá querer ser sócio deste negócio e entender como esta empresa atua e se posiciona no mercado e como os fatores macroeconômicos podem afetar o desempenho deste negócio e consequentemente o retorno de seus investimentos.

O que  traduz um dos pontos mais enraizados da cultura do brasileiro, já que o investimento na Bolsa é um investimento de renda variável, ou seja , existem riscos maiores que os investimentos mais tradicionais como o tesouro e a poupança, mas como estes risco são maiores existem grandes chances de retornos muito maiores que guardar seu dinheiro na poupança.

Então se você deseja ficar rico investindo na Bolsa deve ter em mente que sim é possível, mas isto demandará tempo, esforço, planejamento e estudo. Você precisará estudar para fazer as melhores escolhas  e entender como as ações que você escolheu irão fazer sua carteira crescer.

Estes conceitos são os praticados pelos maiores investidores do mundo como Warren Buffet e também pelos maiores investidores da Bolsa brasileira como Lírio Parizotto e Luiz Barsi. Eles procuram analisar as empresas e  seus desempenhos ao longo do tempo para decidir onde e por quanto tempo investir, sabendo que o retorno levará tempo e que é necessário acompanhar toda a situação da empresa perante o mercado.

Logicamente  está é a estratégia mais segura e comprovada, mas existem mais opções ao investidor que não tem paciência para fazer investimentos a longo prazo ou que prefere uma atuação mais dinâmica na Bolsa, porém fazer investimentos com prazos menores requer ainda mais estudo sobre o mercado e comportamento dos ativos. Para aqueles que pretendem atuar de forma extremamente dinâmica uma boa alternativa é atuar no mercado de operações binárias em que se simplificam em muitos aspectos a aquisição dos ativos e até mesmo salvar investimentos que não tenham o desempenho desejado.

O investidor pode se tornar um trader e tentar aumentar sua carteira especulando na Bolsa, ou seja, comprando ações que devem se valorizar em um curto espaço de tempo e fazer seu lucro através dessa valorização, talvez esta seja a opção mais arriscada para quem investe seu dinheiro na Bolsa, porém é a chance de fazer com a carteira cresça de forma rápida e vertiginosa se o investidor se dedicar e estudar  caprichosamente o assunto.

Formas diferentes de fazer trading

Se você pretende ser um trader e atuar de forma mais intensa investindo em ações, deve conhecer as diferentes formas de investir e especular com ações na bolsa de valores.

Day Trading ou intraday trading

É a modalidade de trading em que o investidor pretende obter lucro com a oscilação do preço de um título num mesmo dia.  Este método de trading se popularizou com a implantação de bolsas como a Nasdaq e com as plataformas online de investimentos que facilitaram em muito o acompanhamento e execução das ordens de investimentos.

O Day Trading é uma operação  de alto grau de especulação que pode trazer altos ganhos acima da média do mercado, bem como gerar enormes prejuízos aos operadores. Os principais fatores determinantes entre as duas extremidades está no controle de risco do investidor e principalmente na sua experiência junto ao mercado de ações e investimentos.

Swing Trading

É o método em que se tem uma meta determinada, ou seja, uma porcentagem de lucro X a ser atingido. Estas operações geralmente duram mais que as atuações em day trade, podendo durar dias ou até mesmo algumas semanas. Alguns investidores utilizam gráficos para estabelecer o ponto de saída da operação.

Estas operações geralmente são menos arriscadas que as de day trade, e geralmente deve-se realizar diversas operações para se obter um lucro interessante.

Investimento em Opções de Ações

As operações com opções baseiam-se em apostar numa tendência para o preço de um ativo, seja de subida ou de descida, geralmente tem um tempo preestabelecido e  também são instrumentos de investimento extremamente dinâmicos.

Algo que vem se difundindo em todo o mundo e também é uma tendência que se faz presente no Brasil é o investimento em opções binárias, com uma grande variedade de plataformas e brokers.

2 estratégias simples

Se você pretende começar a atuar investindo na Bolsa, sendo formando sua carteira para atuar de modo conservador como o citado no inicio do artigo ou sendo um trader agressivo e atuante, nós vamos listar duas estratégias simples que podem guiar seus investimentos para a riqueza e o sucesso.

1 – Faça um plano de investimentos

Se você pretende ficar rico investindo na Bolsa, deve traçar metas e conhecer sua capacidade de investimento. Saiba qual o seu atual capital e quanto você poderá aportar todos os meses sem se endividar ou criar problemas que comprometam a vida financeira sua e de sua família.

Conhecendo qual o capital você possui em sua carteira de investimentos  e definindo uma meta financeira e um prazo para atingir esta meta, você poderá definir qual a melhor forma de atuar em suas operações e também definir qual o grau de risco deve tomar em cada uma de suas operações. Lembre-se sempre de definir um percentual máximo de todo o montante de sua carteira que poderá ser comprometido em cada operação.

A velha máxima deve ser  levada em conta, “nunca coloque todos os ovos em uma só cesta“.

2 – Estude e esteja sempre informado

Procure sempre que possível acompanhar sites de notícias do mercado financeiro como Valor, Fortune, Bloomberg, Infomoney entre outros. Também é recomendável acompanhar especialistas e economistas nas redes sociais como Twitter e Facebook.

Outro recurso que é fundamental ao investidor  é recorrer a bons livros que aprofundem ainda mais seus conhecimentos sobre a macroeconomia,  investimentos e tipos de análise.

Todo esse acompanhamento e estudo com certeza requer bastante dedicação e tempo do poupador, mas você pode recorrer a ajuda de aplicativos e a utilização de sinais para auxiliar em seus investimentos.

Os serviços de sinais enviam análises de especialistas recomendando uma operação, desta maneira você poderá economizar tempo e recorrer a experiência e conhecimento de profissionais.

Quais apps são recomendados para aprender ?

Não se pode negar que os smartphones facilitaram em muito as nossas vidas, e se você quer se tornar um bom investidor ele será um enorme aliado para aprender e aumentar a eficácia de seus investimentos.

Nós separamos uma pequena lista de aplicativos seja da Apple Store para Iphone ou do Google Play para Android, para te ajudar a aprender e a multiplicar seus lucros nas suas operações.

1 – HP 12 C

Este aplicativo traz tudo que uma calculadora financeira oferece para dentro de seu smartphone. Desta maneira você poderá calcular rentabilidades, taxas e prazos de retorno de um investimento de maneira simples e na palma da mão.

Você pode encontrar o aplicativo oficial da Hewlett Packard na Apple Store para seu Iphone pelo valor de USD 14,99.

2 – BM&F Bovespa

Com o app oficial da Bolsa, você poderá acompanhar em tempo real as cotações de todos os títulos negociados na Bovespa, bem como acessar gráficos e dados históricos destes títulos. Também é possível personalizar cadastrando seu portifólio.

3 –  Infomoney

O aplicativo do maior portal de finanças do Brasil, trará as principais notícias do mercado financeiro diretamente para seu celular, facilitando a tarefa de estar sempre por dentro do que está acontecendo com a Bolsa e economia do país.

4 –  iBillionaire

Este aplicativo reúne um feed de notícias em que é possível acompanhar o que os principais bilionários do mundo (como Warren Buffet, George Soros e Carl Icahn) estão fazendo com seu dinheiro, inclusive acompanhar materiais e posts que eles compartilham em seus perfis sociais.

Este conteúdo é patrocinado.

X