Loading

Como organizar a lista e as compras dos presentes de Natal

Como organizar a lista e as compras dos presentes de Natal

Está chegando a data mais conhecida e esperada para trocar presentes. Afinal, no Natal, amigos e familiares podem ser presenteados como gesto de carinho e amor.

No entanto, não é porque a lista de presentes possui diversos nomes e itens para compra que você não precisa se organizar e manter um planejamento que esteja de acordo com a sua condição financeira atual para não extrapolar e se comprometer em 2017. Para isso, siga algumas dicas e aproveite esse momento de magia para presentear quem tanto ama, de forma consciente e segura.

Segundo o Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC) os principais pontos a observar são os preços inflados, às condições de pagamento e às ofertas.

  • Faça uma lista de quantas pessoas pretende presentear. Para não gastar além do que planeja com cada nome, também anote o presente a ser comprado e estipule o valor que deseja gastar com cada um.
  • De acordo com o Defesa do Consumidor (IDEC), nas compras no cartão de crédito, o preço deve ser igual ao cobrado à vista. Se houver insistência para cobrar um preço maior ou estipular um valor mínimo de compras para esse tipo de pagamento, não aceite e denuncie o estabelecimento a algum órgão de proteção ao consumidor.
  • Normalmente alguns produtos como eletrodomésticos, eletrônicos, livros, entre outros, vendidos em sites possuem valores diferenciados da loja física. Por isso, muitos preferem realizar as compras de Natal pela internet. Mas, é necessário cuidado redobrado!Para não entrar em uma cilada, pesquise a idoneidade da loja, procurando o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e as reclamações junto ao Procon e demais órgãos de defesa do consumidor. Buscar informações com parentes e amigos também é uma ótima alternativa, assim como procurar outras formas de contato com a empresa, que não se restrinjam ao meio virtual, como telefone e endereço físico, por exemplo.

Boas compras!

X