Loading

Como se preparar para as despesas de fim e começo de ano

Como se preparar para as despesas de fim e começo de ano

Olá gente linda, tudo bem com vocês?

O mês de novembro bateu a nossa porta e entrou, aqui estamos nós, iniciando mais um assunto de educação financeira para ajudá-la, esse mês trataremos sobre “Como se preparar para as despesas do fim e começo de ano”!!!

Estamos há poucos dias das festas de fim de ano e consequentemente, do novo ano.

2014 passou como um furacão na minha vida, rápido e intenso, você sentiu o mesmo?

Aqui no Mulher Rica, compartilhamos em 2014 muito conteúdo bacana para te ajudar a cuidar melhor das finanças.

Por isso, acredito que esse está sendo um ótimo ano para colocar em ordem a vida financeira.

Se você já se preparou e vem se organizando desde o começo ou meio do ano, estará mais preparada para o que está por vir, ÓTIMO, caso contrário, toda atenção é necessária. Você foi uma das adeptas ao desafio de economizar em 52 semanas? Se sim, deve estar rindo a toa agora não é mesmo?

Trago dicas quentíssimas para te ajudar a manter o orçamento sob controle.

Contas no débito automático

Se você pretende viajar nos próximos meses para curtir as festas com a família, amigos, parceiro… é importante que você não se desligue dos seus compromissos financeiros. As contas virão independente da sua viagem por isso programe-se para que esteja tudo pago e em dia e você possa desfrutar das suas férias com tranquilidade.

Coloque, o que for possível em débito automático mas certifique-se de ter dinheiro suficiente na sua conta e evitar cair no cheque especial, antecipe as que forem possível e em último caso, encontre alguém que possa pagar pra você, nada de deixar passar do prazo e arcar com juros por atraso.

Décimo terceiro – o que fazer com ele?

ganhos do final de ano

Se você é assalariada e está por receber o queridinho 13° é bom que se organize para não torrar esse dinheiro e nem saber onde.

Essa é uma ótima oportunidade para adiantar o pagamento de algumas contas, liquidar as dívidas e até mesmo começar uma poupança.

Caso sua vida financeira esteja com tudo no lugar, pegue uma parte do seu 13° e se dê um presente  o resto coloque na poupança.

Não esqueça que o ano novo está chegando e com ele, diversos compromissos financeiros. Tem IPVA, IPTU, matrícula das escolas e compra de material escolar , se você não tem uma reserva para isso o 13° vai te ajudar, então já conte com essas despesa se separe parte dele para arcar com elas.

Cuidado com o cartão de crédito

compras fim de ano

As tentações dessa época são muito maiores e normalmente é época de receber dinheiro extra, então você se sente rica e capaz de comprar tudo que vê pela frente. Mas não é bem assim!

Com um cartão de crédito em mãos, a sensação de poder é ainda maior, por isso você precisa tomar muito cuidado. Lembre-se: Se você não era rica antes de dezembro, acredite, você ainda não é (a não ser que ganhe na loteria ou receba uma herança). E se não tomar cuidado, pode acabar o ano com uma situação bem complicada financeiramente falando.

Contenha-se!! Tudo que você comprar com seu cartão de crédito, não esqueça, você terá que pagar!

Compras

O natal é uma das datas mais comerciais que existe, as lojas se preparam muito para terem alta significativa no seu faturamento nessa época. O investimento é alto em divulgação, estoque e equipe para atender a quantidade de cliente que duplica.

Ótimo para as lojas. Para nós consumidoras é a pior época para se comprar. Quem não quer perder dinheiro adoidada se organiza para compras com até 3 meses de antecedência ou deixa para um dia depois do natal (para mim o melhor dia para ir as compras).

É claro que após passar toda essa muvuca você já não encontra mais toda a opções que existiam até o natal, pois as consumidoras enlouquecidas já deram conta de comprar tudinho, só que até agora sentem a dor no bolso.

compras final de ano

No dia seguinte ao natal, você sai para as compras, mesmo sem todas as milhares de opções, você encontra algumas muito legais com um preço absurdamente menor!!!

Você perde muito dinheiro se deixar para comprar no mês de dezembro! Tudo é mais caro.

Não se empolgue com as compras parceladas no cartão, você está comprando movida pela emoção (grande armadilha) e quer tudinho, ai resolve comprar em vááárias parcelas, que cabem no bolso, ok. Mas você já começa um ano novo cheia de pendências financeiras, não esqueça que no decorrer do próximo ano você terá outras necessidades e se tiver comprometido todo seu orçamento com as compras do natal isso vai te prejudicar muito nos próximos meses.

E principalmente, não esqueça do verdadeiro significado do natal, onde o que menos importa é o que fostes capaz de comprar e quanto dinheiro gastasses com presentes, roupas e uma festa gigante.

Independente da sua religião, é importante lembrar o verdadeiro significado da vida e ser grata a Jesus por ter nascido pra nos salvar!

Aproveitem para curtir as pessoas que você ama, reflita sobe o ano que passou, o que você aprendeu, as mudanças que aconteceram e tudo mais. Existem coisas muito mais significativas para  essa época e muito mais econômica.

Nos vemos em breve queridas!!!

Beijinhos

X