Loading

Conheça os tipos de investimentos e seus diferenciais

Conheça os tipos de investimentos e seus diferenciais

Em 2017 você incluiu no planejamento investir o seu dinheiro? Se a resposta é sim, então a primeira coisa que precisa fazer é escolher entre as opções disponíveis no  mercado. São diversas, mas você pode optar pela que se encaixa a sua atual condição financeira. Conheça abaixo os principais tipos de investimentos e seus diferenciais.

Ações
As ações são títulos que representam o capital de uma empresa e, ao comprar, você passa a ter participação e se tornar sócio minoritário dela. A sua participação nos lucros podem ocorrer por meio de duas formas:
1- Recebendo por dividendos pagos pela direção  que são calculados com base no lucro da empresa.
2- Valorização do preço da ação (em função de um novo contrato fechado por ela, por exemplo).

Segundo especialistas o investimento em ações pode ser individual ou coletivo. No investimento individual o investidor contrata os serviços de uma Corretora que intermediará as negociações através das ordens do cliente ou permitindo que ele realize as operações diretamente pela internet. Já no investimento coletivo, os interessados adquirem cotas de clubes de investimento ou de fundos de ações.

CDB – Certificado de Depósito Bancário
É um título de renda fixa seguro, que é emitido pelos bancos como forma de captação de recursos com o objetivo de financiar suas atividades. Ele funciona como um empréstimo do investidor para as instituições financeiras, e em troca desse empréstimo a instituição devolve o dinheiro corrigido com os juros. Há duas modalidades: CDB pré-fixado ou CDB pós-fixado.

O CDB pré-fixado é para o investidor que gosta de saber exatamente quanto o investimento vai render na data de vencimento do título. O CDB pós-fixado, o rendimento varia de acordo com a taxa de juros e a inflação entre o dia que realizou a aplicação e a data do resgate.

Títulos Públicos
O Tesouro Direto é um programa de venda de títulos do Governo Federal. Investir no Tesouro Direto, também conhecido como Títulos Públicos, é simples e as transações podem ser feitas pela Internet. Além disso, há também diversas  empresas que oferecem o serviço de administração dessa modalidade de aplicação, mas antes de contratar qualquer suporte, se informar no site do Ministério da Fazenda: www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro-direto.

Há uma grande variedade de títulos públicos, cada um com características próprias com prazos de vencimentos e rentabilidade distintas.

O investidor conta com o serviço Tesouro Direto através do qual é possível comprar diretamente, pela internet, Títulos Públicos Federais do Tesouro Nacional. Para isso, precisa ser residente no Brasil, possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF) e estar cadastrado em alguma das instituições financeiras habilitadas a operar no Tesouro Direto.

LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e a LCA (Letra de Crédito do Agronegócio)
Ambos são tipos de investimentos em renda fixa (investimentos em que as condições de rentabilidade são determinadas no momento da aplicação) e também são isentos de Imposto de Renda, o que os tornam mais rentáveis que o investimento na caderneta de poupança.

Poupa Brasil
O site Poupa Brasil é uma plataforma desenvolvida pela Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi) que oferece Recibos de Depósitos Bancários (RDBs) de diferentes instituições, que chegam a pagar até 116% da taxa DI.

O site  permite que a aplicação possa ser resgatada a qualquer momento, de forma parcial ou total. No entanto, ao fazer o saque antes do prazo a rentabilidade cai para 90% da taxa DI, em qualquer prazo.

Bons Investimentos!

X