Loading

Consumismo motivado por carência

“Sentimento de que comprar é a única coisa que vai lhe trazer felicidade na vida”.
Durante toda nossa vida muitas coisas acontecem, enfrentamos muitas situações difíceis, que mexem com o nosso emocional, nós mulheres ainda somos muito movidas pelas emoções, e cada acontecimento vai deixando marcas e nos moldando.
Muitas vezes justificamos nosso consumismo pelos problemas e dificuldades que estamos enfrentando. Isso é fraqueza emocional. Você está tentando mascarar um problema com outro, isso só vai lhe causar mais dor de cabeça no futuro.
Tudo que é exagerado não é saudável, isso serve para todas as áreas das nossas vidas.

Nas finanças não é diferente!
Eu concordo plenamente que temos que nos sentir bem consigo mesma. Isso pra mim é fundamental para ser feliz! Se amar acima de tudo! Talvez seja nosso maior desafio na vida, descobrir esse amor todo. Para isso muitos vezes precisamos investir dinheiro e tempo em busca dessa realização, mas preste bem atenção, nada pode ser exagerado. Se você investir muito dinheiro em busca desse objetivo, o tiro vai sair pela culatra.
Tente viver para você, olhar para dentro e descobrir todas as vontades, desejos verdadeiros que estão aí guardados. Nenhuma opinião de namorado, amigas, colegas de trabalho, marido, pai, mãe pode mudar o que você tem de melhor, sua essência está ai, esperando para ser cultivada, desabrochada, não permita que ela seja abalada.
Para aumentar sua autoestima eu indicaria algumas atividades simples e econômicas para que você se descubra e se ame sem ficar endividada.
Um tempo para você:Aprenda a valorizar seu momento sozinha. Tenha prazer em estar apenas acompanhada dos seus sentimentos, de um livro ou de boa música. Tire um tempo para não fazer mais nada além de curtir o seu momento. Pensar na vida, relaxar, cantar… Divirta-se com você mesma! O primeiro passo para essa caminhada ao encontro do seu amor próprio é começar a apreciar apenas a sua companhia. Você deve ser sua melhor companheira, sempre. Tente ir no cinema sozinha, saia para caminhar, passear no parque.. Ah que delícia, eu adoro!!!
Valorize seus pontos positivos: Todas nós, TODAS, sem exceção temos pontos positivos dos quais temos que nos orgulhar. No meio de tantos problemas que enfrentamos na vida, acabamos tão envolvidas neles que mal temos condições de respirar, quem dirá de se considerar boa em alguma área da nossa vida. Aí começa a auto depreciação, temos tanta energia para nos colocar para baixo e tão pouca disposição para nos valorizarmos como merecemos. 
Coisas ruins atraem coisas ruins, acredito muito nisso! Então é hora de você tirar a cabeça de dentro do problema para poder respirar. Comece a anotar tudo que você já fez de legal na vida, todos os elogios que você costuma receber, tudo que você já fez que lhe deixou feliz e orgulhosa. Isso vai desde ajudar alguém na rua até um trabalho nota 10 na escola/faculdade. Todas nós temos e fazemos coisas legais que devem ser motivos de orgulho, não menospreze as pequenas coisas, as pequenas atitudes, elas valem muito. 
Então, acordou hoje, se olhou no espelho e ficou feliz com o que viu?! Ponto positivo pra você!
Saiu para trabalhar e reclamou durante todo o percurso até o trabalho?! 10 pontos negativos pra você!
Bora deixar esse saldo positivo?
Pratique exercícios físicos: Se tem uma coisa simples na vida que me faz muito bem é sair para correr. Não dá para descrever que sensação maravilhosa que isso me causa. E sabe quanto isso custa? O preço de um tênis! Um tênis adequado para uma corridinha é o suficiente para você se deliciar com essa atividade física! É muito gostoso e prazeroso. Se você está apenas começando, uma boa caminhada é o ideal! Se você quer e pode investir um pouco de dinheiro numa atividade física, que tal começar uma academia? Ou então uma aula de dança? O importante é movimentar o esqueleto, isso é fundamental para aumentar a autoestima. Eu comecei academia há um mês, com objetivo de fortalecer os músculos. Estou adorando. Todos os dias eu penso, venci a preguiça e hoje cuido de mim como mereço.
Reeducação alimentar: Cuidar da alimentação, evitando os exageros é muito importante para você ter mais disposição, ter qualidade de vida e melhorar a aparência do corpo e da pele.
Meu namorado recentemente começou com esse processo para melhorar a alimentação buscando maior qualidade de vida e também diminuir uns quilinhos. Foi admirável a atitude dele, sempre curtiu demais fast foods, refrigerante e doces, mas o menino se determinou de uma tal forma que hoje ele vive muito bem sem tudo isso. Está na academia e conquistando seus objetivos. Eu também tive algumas mudanças na alimentação, pois comia muita besteira, acabei com as frituras, diminui muito fast food e besteirinhas industrializadas. Está valendo a pena.

Aproximar-se de Deus: Para mim esse deve ser o seu principal objetivo na vida. Estar próxima de Deus em todos os momentos, a fé transforma as pessoas, transforma vidas. Para levantar a autoestima creia Nele. Não tenho muito o que falar aqui, porque só a palavra Deus já diz tudo, isso basta! Deus é puro amor.
Se for possível, adote um animal de estimação: Eu sou completamente apaixonada por animais, é um amor que não sei explicar e sei o quanto eles podem nos fazer bem. Ter um campanheirinho desse tipo por perto faz muita diferença. Mas antes de tomar essa decisão, tenha muita consciência de tudo que é necessário para poder adotar um bichinho e não prejudicar a tua vida nem a dele. Eles tem necessidades que precisam muito serem atendidas veja se você conseguirá atendê-las, se sim, vá em frente, procure um centro de adoção e prepare-se para receber o amor mais sincero que existe.
Faça trabalhos voluntários: Trabalhos voluntários alimentam a alma e alegram o coração, para se sentir realmente útil, fazer um tipo desses trabalhos é ter a certeza de que você é importante.

Cuide de suas finanças: Para concluir tudo isso, nada melhor do estar com o saldo da conta no azul e uma poupança crescendo a cada mês não é mesmo? Estar em dia com as finanças dá segurança, nos sentimos poderosas e independentes.
Você deve tratar a carência com atitudes saudáveis e econômicas! Não tentar suprir uma carência se enchendo de coisas materiais, gastando demais para conquistar coisas que acredita que vão resolver seu problema. Isso só vai lhe trazer mais problemas para resolver.

Cada uma de nós é linda e especial do nosso jeitinho!  Ser diferente é ser especial…

Evite o consumismo sempre!
Coloque essas dicas do post de hoje em prática e seja mais feliz já!
Beijinhos 
Maiara Xavier