Loading

Dicas para não estourar o orçamento com as despesas do fim do ano

Dicas para não estourar o orçamento com as despesas do fim do ano e começar 2017 no azul

Crise, dívidas, orçamento apertado são assuntos que tomaram conta das conversas, noticiários e, até mesmo, do dia a dia de muitos durante 2016.

Quando o fim do ano se aproxima as despesas acabam aumentando, mesmo com a opção do 13° salário. Por isso, você deve tomar muito cuidado e planejar os gastos para não começar 2017 com o orçamento comprometido. Afinal, todo início do ano chega com algumas despesas fixas que não somem do orçamento de um ano para o outro. Confira as dicas!

Planejamento Financeiro
O primeiro passo é analisar a sua renda e o quanto já está comprometida com os gastos que realizou durante todo o ano. Após o levantamento desses dados, faça uma planilha com seus principais gastos, incluindo todas as contas mensais, fatura do cartão de crédito, compras parceladas e compras no débito.

Valor Exato
Com os dados do seu planejamento financeiro você terá o valor exato para destinar as despesas do Natal, viagens, entre outros. Por mais que seja difícil, o ideal para não comprometer o seu orçamento de 2017 é ser realista.

Se o resultado for uma verba apertada, procure alternativas como encontrar presentes em conta, viajar para um destino mais barato, buscar no guarda-roupa aquela peça que você comprou durante o ano e nunca usou, ou usou poucas vezes, para compor o look do Natal ou Réveillon.

Compras
Para garantir boas compras e economia é essencial pesquisar preços. Para isso, verifique os valores e as condições de pagamento oferecidas, mas não apenas em uma loja, bata perna em busca do melhor custo X benefício. Outra dica é utilizar sites específicos para comparação de preços, como o Buscapé, Google Shopping e Zoom.

Despesas do começo do Ano
Se você seguir as dicas para não se enrolar com os gastos do final do ano estará mais tranquila quando 2017 começar e poderá colocar em prática as dicas para pagar as contas “fixas” de início de ano. Vamos lá!

IPTU e IPVA, se tiver dinheiro, prefira pagar à vista. É sempre uma ótima alternativa para economizar e usar o valor em outras despesas.

Já o material escolar, a dica é comparar valores, verificar os itens do ano anterior que ainda estão em bom estado para uso e, se for possível, pague à vista.

Gostou das dicas? Tenha boas economias!

2 comments

  1. Excelente dicas Maiara, se as pessoas adotassem o planejamento financeiro em suas vidas, não haveria tanto estouro de orçamento no final e começo de ano.

    1. Oi Cleiton, é sempre bom te encontrar aqui :).
      Verdade, o planejamento financeiro é muito importante e mais simples do que imaginam 🙂

Comments are closed.

X