Loading

Investimento – imóveis

Investimentos em imóveis

Oieee, que bom tê-la por aqui! O post de hoje é sobre um assunto que amo de paixão!!!!

Em 2006, quando li o livro Mulher Rica e tudo mudou na minha vida financeira, eu fiquei fascinada por investimentos em imóveis. Afinal, a Kim Kiyosaki passa a maior parte do livro comentando suas histórias e conquistas nessa área, sua especialidade é investir em imóveis.

Enquanto eu lia ficava sonhando com o momento de comprar meu primeiro imóvel para investimento e assim não mais parar. Investir em imóveis para aluguel é com certeza uma boa estratégia para se alcançar a independência financeira.

O tempo passou e muitas, muitas coisas aconteceram na minha vida e por N motivos que não tem explicação, eu ainda não entrei nesse mundo. Mas não deixou de ser meu sonho de consumo. Faço planos para muito breve colocar em prática esse objetivo de investidora em imóveis.

Como eu sempre gosto de mencionar, para qualquer tipo de investimento que escolha fazer, você precisa ter duas coisas certas: CONHECIMENTO SOBRE O ASSUNTO e OBJETIVOS CLARAMENTE DEFINIDOS.

Tendo isso certinho e bem esclarecido é só partir para o abraço!

Real estate offers

Veja 2 importantes vantagens para que você pense com muito carinho sobre investir nesse setor:

Fluxo de caixa

Ahhh o fluxo de caixa, o queridinho aqui do blog. Para alcançar a independência financeira, o foco está em conquistar um bom fluxo de caixa que te permita receber mensalmente um valor capaz e manter seus gastos. Os aluguéis provenientes dos seus imóveis são uma excelente fonte de renda e um ótimo caminho para a independência financeira.

Aumentar o patrimônio

Comprar na planta e vender, construir e vender, comprar em leilão e vender… resumindo: comprar mais barato e vender valorizado. Não é minha opção favorita, pois sou encantada com o fluxo de caixa, mas concordo que é um ótimo caminho para aumentar seu patrimônio e uma boa estratégia para que você consiga o valor necessário para começar investir para alugar.

Riscos

Como todo investimento, imóveis também possuem riscos e você precisa estar ciente disso.

– Se o seu objetivo é comprar e vender para obter lucros, você precisa estar preparada caso a venda não aconteça no prazo que você gostaria. É preciso contar com a possibilidade de ficar com o imóvel em suas mãos por mais tempo do que desejava.

– Se você optou por comprar para alugar, precisa também estar preparada caso demore encontrar inquilino e seu imóvel fique um tempo desocupado, gerando assim apenas despesas ao invés de rendimentos.

– Outro risco é ter seu imóvel danificado por inquilinos desrespeitosos. Acabam quebrando ou retirando partes da casa/sala/apartamento e os custos ficam por sua conta.

Há várias maneiras de se prevenir a esses riscos, é importante que você terceirize os serviços de locação, deixar uma administradora intermediando seus negócios pode evitar muita dor de cabeça nessa caminhada.  Tentar fazer tudo por conta própria pode parecer mais barato, mas nesse caso acredito que o barato pode sair muito caro.

Gastos*

Outros itens a se considerar na hora de optar por um imóvel como investimento são os custos de manutenção (IPTU, condomínio, juros do financiamento), de transação (impostos sobre a transmissão imóvel, corretagens, anúncios em jornais), o risco de execução de imóveis na planta e o reajuste dos financiamentos (geralmente pelo INCC) – fatores que podem reduzir, ou mesmo anular ganhos na venda ou na locação. Além disso, imóveis vão envelhecendo e, se não receberem contínuos investimentos, perderão atratividade e preço.

*fonte: blog quero ficar rico

Como começar

O que me desanimou um pouco, após a leitura do livro, foi ver que a realidade que a Kim passava na leitura era totalmente diferente da que eu viria a enfrentar como investidora em imóveis, ela contava suas experiências vividas nos Estados Unidos com um formato totalmente diferente do Brasil.

Mas com apenas algumas adaptações é possível começar a ser investidora em imóveis aqui no Brasil sem ter muito dinheiro. Veja algumas dicas, das quais pretendo fazer uso para começar finalmente com meus investimentos.

– Forme um grupo de investimentos

Encontre amigos, familiares ou parceiros de negócio. Comece junto com outras pessoas que têm os mesmos objetivos e um pouco de dinheiro. Juntos vocês conseguem começar imediatamente.

Lembre-se de estar bem orientada em relação aos assuntos que ainda não domina. Advogados, contadores etc. é sempre muito importante contar com esse respaldo. Faça tudo corretamente e bem documentado para que nada fique no ar depois.

investimento imoveis

– Imóvel para investimento é um negócio

Quando você for visitar os imóveis para investimento, não se deixe levar pelos apelos visuais e nem se envolva emocionalmente.

Tenha em mente que você está em busca de negócio e eles precisam ser rentáveis e vantajosos pra você mais do que bonitinho e sedutor! Não é para você morar é para ganhar dinheiro!

Para evitar cair nessa cilada e em algumas outras quando fores em busca dos seus imóveis para investir, não deixe de fazer uma boa pesquisa sobre o assunto… estudar mesmo. Se você deseja entrar nesse ramo, é fundamental que conte com seu próprio conhecimento para que possas se proteger de armadilhas e pessoas com má intenção. Isso serve para qualquer tipo de investimento, o conhecimento é sempre a melhor proteção.

– Imóveis na planta

A facilidade em adquirir imóveis na planta pode ser utilizada ao nosso favor. Com pouco dinheiro e pagamento facilitado durante a obra é uma ótima oportunidade para quem não conta com grana disponível. É importante que depois você crie suas estratégias para manter a consistência nos seus investimentos e aumentar seu patrimônio.

– Consórcios

Uma ótima opção para iniciar os investimentos em imóveis. Comprar uma carta de créditos que depois terá a finalidade de adquirir um imóvel já te deixa com 50% do caminho andado. A parte negativa nessa opção é que se você não possui um bom valor para dar de lance e terá que depender dos sorteios, você não terá retorno até poder contar com a propriedade. Se você tiver essa disponibilidade é uma porta de entrada interessante.

– Leilões

Lembro de uma amiga minha me contar que eles tinham comprado a casa dos sogros dela num leilão da Caixa e tinham pago um valor muito abaixo do mercado. Sei que leilões são uma ótima oportunidade para se encontrar imóveis com valores bem em conta. Mas nunca pesquisei a fundo essa opção. Caso você tenha interesse nesse assunto a melhor coisa é procurar quem entende bem do assunto e possa orientá-la muito bem para não cair em cilada. Não invente de experimentar sem estar realmente munida de conhecimento. Citei essa opção aqui, apenas para fim de conhecimento dessa alternativa, sei que existem e podem ser sim uma boa alternativa. Mas sempre com cautela e conhecimento!

investimento imoveis

Ai ai, falar sobre investimentos em imóveis me deixa muito empolgada! Me imagino ryca, phyna e poderosa administrando meus imóveis por aí!

2015 que me aguarde, quem sabe esse não será o ano em que vou definitivamente entrar no mundo dos investimentos imobiliários. Ohh delicia!

Bom, espero ter te inspirado e que tenhas tido uma ótima leitura!

Voltamos em breve!

Beijinhos

 

X