Loading

Investindo no Tesouro Selic LFT

Oi querida leitora,

Se você chegou nesse post é porque está interessada em investimentos e começou a buscar conhecimento. Parabéns, você está no caminho certo!

Eu fiz uma palestra ao vivo como uma aula bônus do treinamento gratuito que ofereci as minhas leitoras há um tempo. Se você não estava lá, assista a aula aqui.
Nessa aula que foi chamada de “Como planejar sua independência financeira” eu falei bastante sobre o Tesouro Direto e comentei sobre o título Tesouro Selic como um bom investimento para sua reserva de emergência, mas não dei maiores detalhes, portanto vim aqui pra explicar direitinho tudo sobre esse tipo de investimento.

Não sabe o que é Reserva de Emergência, muito menos pra que serve e como funciona? Clique aqui e entenda tu-di-nho!

tesouro selic

TESOURO SELIC – LFT

O nome Tesouro Selic foi adotado em 2015 através de uma ação do governo numa tentativa de tornar os nomes do títulos do Tesouro Direto mais simples. Antes disso esse papel tinha o nome de LFT que significa Letras Financeiras do Tesouro.
O título Tesouro Selic é a opção mais conservadora dentre os títulos do Tesouro Direto.

Esse é um título pós fixado, ou seja, você não saberá, antecipadamente, quando irá receber no vencimento. O valor irá variar no decorrer do tempo. Você sabe quanto ele está valendo no momento da compra mas esse valor vai sobre variações durante o tempo e não terá como saber quanto estará valendo na data de vencimento.

Isto acontece porque a rentabilidade do Tesouro Selic acompanha as variações da taxa básica de juros da economia que é chamada de taxa Selic.

O Banco Central (BC) faz reuniões periódicas (oito reuniões por ano) para decidir se vão diminuir, manter ou aumentar a taxa Selic. Estas decisões são a base da política monetária. O Banco Central avalia a situação da economia do país através de variáveis como o crescimento da economia, inflação, etc.

Atualmente existe um tipo de título Tesouro Selic chamado de Tesouro Selic 2021 (LFT). 2021 significa o ano de vencimento do título. Comprando esse título hoje ele ficará rendendo juros próximos da taxa Selic até 2021 quando o título será recomprado pelo governo e você receberá o valor investido mais juros e menos imposto e taxas.
Nesse meio tempo você pode continuar comprando mais do mesmo título, enquanto ele estiver disponível para compra. Se for necessário, você pode vender os seus títulos antes do vencimento. O indicado é que permaneça pelo menos 2 anos com ele para se encaixar na menor tarifa do IR. Veja a tabela abaixo:

Até 180 dias —> 22,5% IR
Até 360 dias —> 20% IR
Até 720 dias —> 17,5% IR
Acima de 720 dias —> 15% IR

Por que o Tesouro Selic é uma boa alternativa para manter sua reserva de emergência?

Duas características importantes para sua reserva de emergência são:

1 – manter seu dinheiro atualizado e

2 – ter disponibilidade total de resgate.

Se com tudo isso, seu dinheiro ainda render, fica lindão!

Geralmente pensamos na poupança como alternativa para manter seu dinheiro referente a reserva. A poupança possui a liquidez que precisamos (significa que você tem o dinheiro disponível na hora que precisar) mas não oferece boa rentabilidade e muito menos mantém seu poder de compra (não acompanha a inflação). Por isso, ao colocar sua reserva no Tesouro Selic você mantém seu dinheiro atualizado (acompanhando a inflação), seu dinheiro continua rendendo e possui liquidez diária (“Atendendo aos anseios dos investidores e agentes participantes, o Tesouro Direto implementou a recompra diária para os títulos públicos negociados nesse Programa. Com essa nova regra, você poderá vender os seus títulos para o Tesouro Nacional todos os dias, sem dor de cabeça, o que significa muito mais conveniência e flexibilidade”

A recompra será feita todos os dias úteis, a partir das 18 horas, até as 5 horas da manhã. “A transação será processada no dia útil posterior à ordem de venda, (D+1), quando os recursos oriundos dessa operação serão repassados para a sua instituição financeira” site Tesouro.)!

Entendeu direitinho?

Qualquer dúvida, deixe seu comentário abaixo que vou responder com todo carinho 😀

Um super beijo

 

X