Loading

Mesmo que o vestido sirva, você não precisa comprar

Mesmo que o vestido sirva, você não precisa comprar

Olá meninas tudo bem com vocês?

Essa semana vamos ter dobradinha aqui no blog! O dobro de conteúdo pra vocês!

O assunto abordado esse mês é de extrema importância então eu levantei um outro grande problema enfrentado pela maioria das mulheres e dividi em dois dias para conseguir abordar ao máximo possível. Surprise!!!

Hoje vamos conversar sobre as causas e consequências do consumismo e você vai descobrir que tipo de consumidora você é. Aproveitando o embalo da Lívia na semana passada, hoje tem teste também!!! Uhuuuu. Amanhã será a parte prática, com um post lotado de dicas para você combater esse mal.
Clique aqui para ver o post com a parte prática.

Woman sitting on couch

Quero ver todo mundo ligadinha aqui no Mulher Rica ok?!

Trabalho em dobro me deixa duplamente feliz, quero ver as leitoras duplamente realizadas hein? Kakaka

Esse é o terceiro post do mês de Junho onde estamos abordando o tema: “Principais dificuldades quando o assunto é cuidar das finanças.”

Acompanhe aqui os posts anteriores:

Ahh só 2 lembretes rápidos para quem está chegando por aqui e é nova no blog,
ATENÇÃO: Se você procura uma linguagem antiquada, séria, cheia de termos técnicos sobre finanças. Ou se você se incomoda ao ver o assunto dinheiro sendo abordado de uma forma totalmente descontraída, acessível e casual. Esse site não é pra você!

2º Se você curtiu nossa linguagem e nosso post veja como você pode tirar melhor proveito do que oferecemos no Mulher Rica clicando aqui ou no link do menu Por onde começo! E seja muiiiito bem vinda! 😀


Gastar demais e usar crédito de forma descontrolada. Quem nunca??????

Para que você se torne uma Mulher Rica, precisa parar urgentemente com os gastos excessivos, compras compulsivas e descontroladas.

Preste bem atenção, comprar é necessário e não estamos falando para você nunca mais sair as compras! Você com certeza merece um mimo de vez em quando, como uma roupa nova e tal. O que você NÃO PODE é comprar de forma irracional, apenas por comprar, para suprir carências e necessidades que você nem bem consegue decifrar quais são.

Comprar não é um remédio e em excesso pode se tornar uma grande dor de cabeça.

Não é porque o vestido caiu como uma luva ou porque o sapato ficou ótimo no seu pé ou porque a bolsa é da cor caramelo com caqui e combina com sua camisa nova que você nem usou ainda que significa que você precisa comprar!

sapatos

– Quantas vezes você saiu para comprar só umas coisinhas que estavam faltando e voltou cheia de coisas desnecessárias, até mesmo coisas repetidas?

– Quantas vezes você teve que voltar numa loja para devolver o que tinha comprado por ter percebido, ao chegar em casa, que você não precisava daquilo?

É importante decifrar as causas por trás dessas atitudes, de repente uma terapia ajude e te faça muito bem! Autoconhecimento sempre é um ótimo caminho para entender como lidar melhor com suas emoções. E dinheiro nas mãos de quem está DESCONTROLADA pode trazer grandes consequências.

Quando entramos nesse ciclo vicioso, nada, nunca será o suficiente. Assim que você comprar o celular mais moderno do mercado, estarão lançando um ainda mais mirabolante. Você acredita fielmente que o vestido que acabou de comprar era o mais lindo do mundo, mas assim que você chega em casa percebe que precisa de um novo para combinar com o outro sapato ou um para a festa de aniversário da amiga, já que esse que você comprou é preto e não combina com a comemoração a beira da piscina numa tarde de domingo.

Acredite em mim, nunca tu terás comprado o suficiente, pois o objetivo de quem vende é vender sempre e cada vez mais e com isso eles abusam de suas carências e fragilidades para te enfiar mais e mais parafernálias que talvez você nunca tenha tempo para usar.

Não saia as compras para suprir suas carências, certamente você voltará para casa cheia de sacolas e menos $Reais$ na conta!

Não afogue suas mágoas nas compras porque brigou com o namorado, está se sentindo frustrada no trabalho, porque está se sentindo gorda/magra/feia/feliz/triste/ansiosa/pressionada/entediada… ao invés de se afundar em parcelas vá fazer uma caminhada no parque (não no shopping pelo amoooor de Deus), pegue um bom livro na biblioteca, saia com uma amiga, relaxe e tente se recompor de forma econômica e saudável!

Leia as frases abaixo e circule o número que melhor representa seus hábitos. Depois, some os pontos e descubra que tipo de consumidora você é.

E no teste de hoje vamos descobrir: Que tipo de consumidora você é?

Legenda
1 = nunca, 2 = raramente, 3 = às vezes, 4 = geralmente, 5 = sempre.

1. Eu coPortrait of a woman posing with shopping bags and smilingnsigo passar semanas sem gastar um centavo em roupas, e depois torro R$ 500 em uma tarde de compras.
1 2 3 4 5

2. Se eu gasto muito numa noite com as amigas, corto meus gastos drasticamente no dia seguinte para compensar.
1 2 3 4 5

3. Sinto remorso depois de uma compra muito grande e me obrigo a devolver o item.
1 2 3 4 5

4. Sou muito responsável em economizar durante o tempo, e depois me “gratifico” fazendo uma grande compra.
1 2 3 4 5

5. Prefiro gastar um real a mais numa caixa de leite na loja de conveniência, se isso significa não fazer uma viagem mais longa até o supermercado.
1 2 3 4 5

6. Uso meu cartão de débito porque não estou a fim de ir até o caixa eletrônico para sacar dinheiro.
1 2 3 4 5

7. Não peço comida para viagem se eles entregam em casa.
1 2 3 4 5

8. Gosto de almoçar no restaurante que fica mais próximo do meu escritório – é mais caro, mas também mais conveniente do que os outros lugares.
1 2 3 4 5

9. Quando estou deprimida, me dou um presente – uma massagem ou roupas novas – para melhorar meu humor.
1 2 3 4 5

10. Saí para fazer compras com amigas e depois fiquei surpresa ao olhar o recibo e perceber quanto tinha gastado.
1 2 3 4 5

11. Se vejo alguma coisa de que goste, costumo comprar – não importa o preço.
1 2 3 4 5

12. Faço uma lista de compras antes de ir ao supermercado, mas acabo comprando muitas coisas que não estão na lista.
1 2 3 4 5

13. Se eu vejo as palavras “oferta” ou “desconto”, me permito comprar mais.
1 2 3 4 5

14. Fico disposta a gastar num caro par de sapatos se ele estiver mais barato que o preço original.
1 2 3 4 5

15. Vivo dando a desculpa: “mas eles estavam em oferta!”
1 2 3 4 5

16. Já comprei roupas  da prateleira de ofertas mesmo sem estar certa de que iria usá-las.
1 2 3 4 5

17. Já coloquei itens no meu carrinho de supermercado e depois fiquei me perguntando por quê.
1 2 3 4 5

18. Não olho para os preços no menu de restaurante.
1 2 3 4 5

19. Quando olho o recibo do supermercado, fico totalmente surpresa com o alto valor da compra.
1 2 3 4 5

20. Já gastei mais do que pretendia numa noitada e depois fiquei me perguntando para onde tinha ido o dinheiro.
1 2 3 4 5

21. Não preciso ter muitas roupas, mas ter roupas de grife é importante para mim.
1 2 3 4 5

22. Preferiria comprar uma bolsa Prada no cartão de crédito do que pagar por uma imitação barata em dinheiro.
1 2 3 4 5

23. Gastaria mais com uma camisa de grife, mesmo se a etiqueta ficasse apenas do lado de dentro.
1 2 3 4 5

24. Sempre me pego argumentando: “Mas todo mundo está usando!”
1 2 3 4 5

Confira o resultado e faça dessa avaliação um guia, para que você fique ciente dos motivos pelos quais talvez você gaste demais. Atenção, você pode ser mais de um tipo de Consumidora!
[accordion]
[accordion_toggle title=”Perguntas de 1 a 4 – pontuação total de 12 pontos ou mais:”]
Você é uma Consumidora Ioiô, que se priva em alguns dias e depois compensa em outros, dependendo do seu humor, e acha que tudo vai se equilibrar no final. Pena que não funcione assim. Exagerar não faz bem para sua dieta e nem para sua carteira.
[/accordion_toggle]
[accordion_toggle title=”Perguntas de 5 a 8 – pontuação total de 12 pontos ou mais:”]
Você é uma Consumidora Preguiçosa. Para você, conveniência é mais importante que preço. Você está mais propensa a comprar roupas na boutique mais perto do seu escritório do que atravessar a cidade para ir até os outlets. Se a passagem de avião mais barata inclui uma escala  ou é para um voo que parte de madrugada, você não se importa em pagar mais para dormir em casa e pegar um voo direto. Em alguns casos, a conveniência pode valer o preço. Mas geralmente, um simples esforço extra pode resultar em grandes economias.
[/accordion_toggle]
[accordion_toggle title=”Perguntas de 9 a 12 – pontuação total de 12 pontos ou mais:”]
Você é uma Consumidora Impulsiva. Para você, a emoção atropela a razão quando se trata de gastar dinheiro. É para pessoas como você que os supermercados enchem as prateleiras perto do caixa com doces e revistas, apostando que você não conseguirá resistir a um último item enquanto espera na fila.
[/accordion_toggle]

[accordion_toggle title="Perguntas de 13 a 16 - pontuação total de 12 pontos ou mais:"]
	    
Você é uma Consumidora de Ofertas. As palavras “oferta”, “desconto” e “queima de estoque” fazem com que você instintivamente pegue, mesmo que você gaste mais do que você pretendia (afinal de contas, você ainda está pagando menos, certo?). Seus instintos estão certos. O problema é que o item com desconto pode nem ser algo que você precise. Se você nunca irá usar a camisa que comprou na oferta, então não é uma pechincha, independentemente do preço.
	[/accordion_toggle]
[accordion_toggle title="Perguntas de 17 a 20 - pontuação total de 12 pontos ou mais:"]
	   Você é uma Consumidora Zumbi, que presta pouca atenção no destino do seu dinheiro. Você pode chegar em casa depois do supermercado e se perguntar por que – ou quando – você pegou alguns itens que estão nas sacolas. Você geralmente acaba com menos dinheiro na carteira do que pensava que tinha, mas não tem certeza de como ele sumiu. Quando gasta sem pensar muito a respeito, é muito fácil gastar demais.
	[/accordion_toggle]
[accordion_toggle title="Perguntas de 21 a 24 - pontuação total de 12 pontos ou mais:"]
	    Você é uma Consumidora de Status, e nem sonharia em economizar comprando imitações baratas. Você é uma leitora ávida da Vogue e sabe facilmente indicar as últimas tendências da moda e os estilistas mais quentes do momento. Para você, a marca importa mais do que o preço. Se ao menos a sua renda fosse tão boa quanto seu senso de estilo! Ainda bem que há vendas de produtos com defeito, eBay e lojas on-line vendendo roupas de grife e closets de amigas para atacar. Você só precisa aproveitar essas alternativas menos caras.
	[/accordion_toggle]
[/accordion]

Esse teste vai te ajudar muito a identificar por qual lado seu dinheiro está escorrendo.

 


Recadinho do coração: Estamos desenvolvendo um super projeto para ajudar nossas leitoras a se organizarem financeiramente. Tem muita coisa boa. Se por acaso você está precisando dar um jeito nas finanças, aprender a investir seu dinheiro e entender melhor sobre os vários tipos de investimentos, precisa ganhar mais dinheiro, receber um aumento, cuidar das finanças da sua empresa, realizar um grande sonho entre outros desafios financeiros então esse programa é pra você! Clique aqui e cadastre seu e-mail para receber mais informações! VOCÊ VAI AMAAAAR!!!

Até amanhã meninas,

Beijinhos

 fonte: Livro Clube do Dinheiro
X