Loading

Mulheres sem reserva de emergência!

“Mulheres são maioria entre brasileiros sem reserva de emergência, diz pesquisa”

Isso não poooooodeee!

As vezes eu fico aqui tão envolvida nesse mundo perfeito das finanças que até começo a acreditar que as mulheres já estão se saindo muito bem no assunto, mas ai eu levanto meu narizinho, dou uma espiadinha pra fora e já caio na realidade!

E que realidade mais triste! Vocês podem me dizer o que siginifica a primeira frase desse post de hoje?! No mínimo triste não é mesmo?

“Aproximadamente 51% dos brasileiros que não possuem uma poupança para eventuais emergências são mulheres, segundo revela pesquisa da Visa, intitulada ‘Barômetro Internacional de Educação Financeira da Mulher.’ “

Close up of older woman counting coins

Meninas, essas mulheres que participaram da pesquisa, com certeza não conhecem o blog Mulher Rica, com certeza não têm conhecimento de como cuidar e lidar com seu dinheiro.

Uma das grandes medidas a serem tomadas quando organizamos nossas finanças é criarmos nossa reserva de emergência. Esse é um passo antes dos investimentos.

Temos que nos previnir, nos proteger de qualquer eventualidade que venha acontecer no meio do caminho, e sem grana amiga, a coisa fica preta!

Vamos, cada uma de nós, fazer um pouquinho para ajudar a educar essas mulheres? Precisamos compartilhar todo conhecimento possível para que mais mulheres tenham acesso a educação financeira.

“De acordo com o levantamento, que ouviu 25 mil pessoas em 27 países, o Brasil ocupa apenas a 18ª posição no ranking das mulheres que mais economizam para emergências, atrás de Vietnam (11º lugar), Índia (13º), Rússia (16º) e México (17º).”

Vamos mudar esses dados?! Vamos fazer a diferença aqui no nosso país? Mostrar que no Brasil a mulhereada tá ligadona no orçamento e controlando tudo na pontinha do lápis?!

Young woman writing in notepad

Vamos aumentar o número de mulheres investidoras, o número de mulheres independentes financeiramente!!!

“Ainda de acordo com o estudo, apesar das brasileiras não terem uma boa reserva, elas seguem um orçamento na maior parte do tempo. Hábito que só é percebido em mais três países, dentre os 27 analisados: Estados Unidos, Canadá e África do Sul.

No geral, finaliza o estudo, homens e mulheres citaram a falta de renda (fundos) como a principal razão para não ter um orçamento.”

Eu acredito na capacidade feminina de tomar o controle de suas finanças e conquistar uma posição confortável na vida financeira.

Porém, antes de tomarem a decisão de passar de telespectadora para assumir o papel principal da vida financeira, algumas mulheres ainda precisam ter acesso a educação.

Por isso o nosso blog existe, para que cada dia mais mulheres tenham acesso a esse universo e possam definitivamente começar a mudar seus hábitos.

Se você não sabe como fazer, fica difícil começar.

Para você que já está buscando esse conhecimento, parabéns! Aproveite essa tua iniciativa a compartilhe com amigas, primas, tias e colegas tudo que tem aprendido e vamos cada vez mais educar as mulheres financeiramente.

Woman reading at sidewalk cafe

Vamos juntas, fazer diferente!

Beijinhos queridas e até logo!

 fonte: infomoney

2 comments

  1. Olá! Comecei recentemente a fazer um fundo de emergência, pois realmente sinto que faz muita diferença pra nossa tranquilidade financeira!
    Uma pergunta: quantos salários você recomenda ter de fundo? Sou autônoma mas tenho uma renda fixa mensal, e não sei muito bem quanto eu deveria deixar de reserva de emergência pra então poder começar a investir.
    Obrigada! Adoro seu blog!

    1. Olá Mônica, que ótimo receber teu recado e com dúvida! 😀

      Fico muito contente de saber que já estas cuidando desse assunto, é muito importante!

      O perfeito de tudo, seria conseguir ter 12 meses de reserva. Essa é uma quantia que dá bastante segurança.
      Porém eu indicaria, no seu caso, guardar pelo menos uma quantia referente a 4 meses para a reserva e começar a investir.

      O investimento é o segredo para a riqueza, então o quanto antes começar melhor, vai criando tua reserva para emergência até ter o equivalente a 12 meses e podes ficar bem tranquila, mas entre nesse universo de investimentos o quanto antes! 🙂

      Muito obrigada pela tua participação e pelo carinho!
      Volte sempre, beijão.

Comments are closed.