Loading

Negócio próprio {Finanças} – 3 conceitos básicos que você precisa saber!

Negócio próprio {Finanças}

Vamos começar a cuidar da saúde da sua empresa?

A parte financeira é sem dúvida uma das mais complicadas para mulheres empreendedoras, e cá entre nós, essa área é fundamental para se manter uma empresa saudável. Por isso é um assunto importante para o Mulher Rica abordar.

Seu sucesso como empresária é muito importante pra nós! Hoje vamos aprender 3 conceitos básicos para quem está começando um negócio próprio.

Negócio próprio {Finanças}

A estrutura financeira de uma empresa é composta por: caixa, lucro e patrimônio. Saiba o que cada um significa:

  • O que significa CAIXA? – São os controles financeiros básicos, tais como: o registro de caixa das entradas e saídas, contas a pagar e contas a receber, controle bancário, controle de estoques e fluxo de caixa.

Ex: contas de água, luz, telefone, despesas com funcionários, pagamento dos fornecedores, vendas feitas à vista, vendas feitas a prazo.

  • O que significa LUCRO? – É a apuração do resultado: a relação entre receitas e custos mais despesas, a margem de contribuição, a relação entre despesas e custos fixos e variáveis. A partir desses dados, é feita a avaliação do lucro ou do prejuízo, são definidas as estratégias para aumentar o lucro e, enfim, as decisões são tomadas.

Ex: o dinheiro obtido na venda dos produtos/serviços entra na receita. Já o que é gasto com funcionários e fornecedores, além dos investimentos com as instalações e equipamentos, são os custos e despesas. O lucro é resultante da diferença entre as receita e os custos mais as despesas. Ou seja, para haver lucro, é preciso que a receita seja maior que os custos e despesas.

  • O que significa PATRIMÔNIO? – É a estrutura patrimonial, os bens da empresa, a relação entre enriquecimento e empobrecimento, o capital de giro, as tendências de crescimento, endividamento e rentabilidade.

Ex: o prédio, as máquinas, a cozinha industrial, o capital de giro, as caminhonetes transportadores.

Negócio próprio {Finanças}

Ser dona do seu próprio negócio é um dos caminhos mais rápidos para se tornar uma mulher rica.

Sucesso pra nós!

Abraços.

fonte: Sebrae

X