Loading

Graninha extra! O que fazer com ela?

Olááá,

Tudo bem?!

Sabe aquela graninha extra que entra na sua conta?  Você sabe o que fazer com ela?

Mulher pensando no que fazer com a graninha extraGeralmente, não temos um plajenamento para isso e consequentemente gastamos tudinho e depois nem lembramos onde.

Dos extras que vou me referir aqui, já podemos nos planejar, porque eles tem um período pré definido para entrar na nossa conta.

Nesse post vou dar dicas de como cuidar dessa graninha extra que recebemos, como por exemplo: PLR, pagamento de horas extras, 13º, restituição de IR.

Você nunca deve contar com esses valores extras para cobrir seus gastos. Gastar em excesso, contando que esses valores irão cobrir esses deslizes, é um tremendo erro.

Dinheiro extra deve ser tratado como tal e jamais deve ser incorporado no salário.

Ultimamente, tenho guardado todo dinheiro extra que recebo, porque meu orçamento está totalmente organizado e estruturado, essa é uma escolha minha, mas tem outras opções, vejam:

O que fazer com a graninha extra?

  • Se você está começando a se organizar financeiramente, já sabe qual é sua situação atual e possui algumas dívidas para liquidar, seu dinheiro extra deve ser direcionado a liquidação das dívidas.

    A sua prioridade financeira é sempre acabar com as dívidas existentes e a lição aprendida deve ser: Nunca mais se endividar!

  • Caso você já tenha iniciado o seu controle financeiro há um tempo e atualmente encontra-se numa situação confortavel financeiramente, sem dívidas e com folga no orçamento mensal (uhuuuu que orgulhoo), o ideal é pegar essa graninha extra e investir.
    Essa é uma ótima oportunidade para você dar o ponta pé inicial nos investimentos ou turbiná-los!
  • Você se comportou muito bem nos últimos meses, financeiramente falando. Está organizada e até mesmo já tem uma reservinha (se já começou a investir, a tia grita de alegria aqui \\\o/), é mais do que merecido dar-se um mimo não é mesmo?
    Mas antes que você saia enlouquecidamente pulando de algria para torrar todo o extra que você recebeu, eu puxo seu tapete. Mas calma. Não por completo.
    Essa dica é a seguinte: Dar-se um mimo, mas não gastar todo o dinheiro nisso, é separar no máximo 50% do valor para você investir em você e os outros 50% guardar junto com o seu montante existente. Ok? Estamos combinadas?

Economizando a graninha extra

Não veja o dinheiro extra como oportunidade de comprar tudo que você sempre sonhou, o consumismo nunca é a melhor saída. Compramos coisas que não tem utilidade, acumulando objetos repetidos que enseguida nem lembraremos mais.

Aproveite para se aproximar ainda mais dos seus sonhos, dos seus objetivos. Veja sua poupança engordar e a sua independência financeira cada vez mais perto.

O segredo de uma vida financeira saudável, é sempre ter um planejamento com objetivos definidos.

Veja um post bacana aqui do blog com dicas para você ganhar uma graninha extra:
Não consigo ganhar dinheiro com nada, tem muita concorrência!

Obrigada pela companhia de hoje meninas.

Beijinhos e até logo.