Loading

Planeje, para o seu pequeno negócio crescer!

Adoro quando chega quarta-feira, mais um dia de liberar conteúdo para nossas leitoras do Mulher Rica!

Nesse mês, estamos falando sobre Planejamento Financeiro. Já sabemos que o planejamento financeiro é como um mapa na nossa vida financeira e  aprendemos a viver uma vida rica com menos no post especial da Maiara da semana passada.

E como sempre, teremos nosso conteúdo direcionado para as empreendedoras!

O futuro é, por definição, desconhecido. Ninguém tem “bola de cristal”. Sabemos que o Planejamento Financeiro deve ser realizado com objetivos que realmente possam ser alcançados. Devemos prever aquilo que você SABE que pode acontecer. Por isso, um Planejamento Financeiro estabelece o modo pelo qual os objetivos financeiros podem ser alcançados.

Planejamento Financeiro é uma parte importante do trabalho da empreendedora também. Ao definir os planos financeiros e orçamentos, você terá um roteiro para atingir objetivos da sua empresa.

Mulher Rica empreendedoraMuitas vezes, o que se foi planejado demora bastante para ser implantado. Geralmente, as atividades estão nas suas mão que, sozinha tem que cuidar de tudo. Mas o fato de o planejamento “obrigar” você a refletir sobre os objetivos e fixar prioridades traz um importante resultado ao processo. O crescimento da sua empresa está diretamente ligado à política financeira que você escolhe tomar, ou seja, como você vai cuidar do dinheiro que vem da sua empresa e deverá retornar à ela – em forma de investimentos ou compra de novo estoque.

Ao elaborar um Planejamento Financeiro, você deverá listar todas as perspectivas que possam influenciar no seu negócio, considerando os diversos cenários de vendas. Devemos projetar todas as entradas (receitas) e as saídas (despesas) do próximo período e avaliar o impacto que um novo empreendimento causará nos gastos do seu negócio.

Assim, você poderá investir com tranquilidade no desenvolvimento do seu negócio, sem causar problemas na movimentação financeira do período futuro.

Se quisermos bons resultados em nosso empreendimento, devemos fazer um Planejamento Financeiro a cada período determinado, seja para 1 ano, 1 semestre ou 1 trimestre. Precisamos planejar quanto e quando gastaremos, compraremos e venderemos para saber se é possível manter o negócio e ter rendimentos que nos possibilitem maiores investimentos.

Utilize um controle da mesma forma que você faz para seu Planejamento Financeiro pessoal.

31Não esqueça de colocar todos os seus tipos de recebimentos: em dinheiro, cartão, sites especializados para transações eletrônicas, cheques, etc.
As despesas são ainda mais detalhadas: Impostos, Contas de conservação – aluguel, condomínio, luz; hospedagem de site e/ou loja virtual, comissões retidas pelo site que você realiza suas transações, todos os custos com sua matéria prima, correios. Se tiver pessoas trabalhando para você, todas as depesas com pessoal – salários, benefícios, férias, vale-transporte – devem ser incluídas nesse controle.

Só assim, com tudo anotado, você saberá qual seu saldo final para investir no seu negócio. Terá uma visão geral até mesmo, se você tem calculado um preço certo para seu produto ou ser serviço.

Nós do Mulher Rica, pensando nas nossas leitoras empreendedoras e aquelas que querem ser, estamos preparando um curso completo de Controle Financeiro para seu Pequeno Negócio. Afinal, ter um pequeno negócio, começar algo seu, vem normamente da vontade de juntar uma paixão com um retorno financeiro. E nada melhor que saber desde o início, o seu planejamento e estipular metas para seus negócios.

Nada de dor de cabeça! A ideia é planejar!

 

Até a próxima!! 🙂

X