Loading

Quando vale a pena pagar à vista ou parcelado?

Pagar à vista ou parcelado? Certamente você já fez essa pergunta muitas vezes e, neste ano com a insegurança por conta da crise, pode ter surgido a dúvida em ainda mais oportunidades.

Mas afinal, qual a diferença dessas duas modalidades de pagamentos, como funciona cada uma para os lojistas e qual melhor se aplica a sua situação financeira? Veja a seguir algumas dicas!

Descontos para pagamentos à vista
Com certeza você já conseguiu desconto em uma compra quando efetuou o pagamento à vista. Mas, você sabe por que as lojas oferecem? Isso porque quando a escolha da forma de pagamento é o parcelamento,  o dinheiro a ser recebido pelo comerciante também é parcelado. Ou seja, se parcelou em 5 vezes algum produto, o estabelecimento também irá receber a cada mês o valor referente à parcela.

E quando o recebimento é à vista, seja por boleto bancário, transferência, dinheiro ou cartão de débito, o estabelecimento terá todo o dinheiro de uma só vez.

Como  escolher a melhor forma de pagamento?
Segundo a empresa Serasa Experian, vale a pena parcelar as compras mais caras  e pagar à vista as mais baratas, desde que as taxas de juros envolvidas no parcelamento dos produtos não sejam muito elevadas e a soma das parcelas assumidas não ultrapasse 20% da renda mensal do consumidor.

Dicas para decidir pelo pagamento à vista ou parcelado
1- Analise se realmente precisa comprar o item que está sondando, isso para não cair na cilada da compra compulsiva.
2- Pense! Possuo dinheiro para pagamento à vista e não comprometer o orçamento?
3- Se optar pelo parcelamento, as parcelas não vão impactar nas despesas mensais?
4- Parcelamento: planeje bem o orçamento, pois uma parte dele ficará comprometida até que as parcelas sejam encerradas.

X