Loading

Quer ficar Rica?

QUER FICAR RICA?

APRENDA 5 PASSOS QUE VÃO TE AJUDAR A CHEGAR LÁ

quer ficar rica

Há quem queira manter uma vida financeira saudável, realizar pequenos sonhos, mas, há quem queira mais. E para essas pessoas, os sonhos não cabem no limite do orçamento, somente uma boa conta cheia de zeros (à direita) poderia realizá-los. Falamos daquelas que querem ser ricas e na verdade, quem não quer?

Sonhar em ser rica é possível para qualquer uma, mas construir um caminho sólido até esse objetivo é outra história. Nascer em berço de ouro, ter uma boa herança, uma grande empresa, poupar dinheiro podem tornar o caminho um pouco mais fácil, mas definitivamente não é a estrada que vai te levar rumo ao sucesso.

Com essas 5 dicas você estará à frente daquelas, que assim como você querem ser a próxima multimilionária.

DICA 1)  Organize sua vida financeira
Manter um controle financeiro pode parecer complicado, principalmente para quem julga que ao ter uma visão completa sobre todos os gastos terá de cortar boa parte deles. Há quem siga a premissa: se eu não sei com que gasto, não sei o que cortar. Mas, o controle financeiro é a maneira de saber para onde vai seu dinheiro e o que acontece com aqueles sonhos colocados lá no fim da lista, porque nunca cabem no orçamento. Controlar não é reduzir gastos, e sim, administrá-los com maior eficiência.
“Aquilo que não se pode medir, não se pode melhorar” – Willian Thomson, físico irlandês, não imaginava que iria além da física e alcançaria o campo da administração financeira.

DICA 2)  Ser rico não quer dizer ostentar
Rica, logo ostento – talvez fosse uma bela citação para aqueles que possuem uma boa conta bancária, mas engana-se quem pensa assim.
Erroneamente as pessoas acreditam que quanto mais uma pessoa pode gastar, maior a riqueza dela. Sabemos o quanto a inadimplência com cartões de crédito tem tido uma crescente, tal qual as dívidas com o cheque especial. Claro que os ricos muitas vezes realizam extravagâncias, ilhas, iates, jatinhos,  tudo parece ilimitado segundo as revistas de fofoca, mas ainda assim, ter dinheiro não significa esbanjar dinheiro.
Se quanto maior for a receita, maior proporcionalmente forem seus gastos, a possibilidade de aumentar consistentemente seu patrimônio será nula. Quando se entender que enriquecer não exige que você  ostente o que tem, você estará mais perto do que deveria ser o foco de quem busca a riqueza: garantir um patrimônio que lhe proporcione realizar sonhos e escolhas, bem como garantir seu sustento de uma maneira confortável.

DICA 3) Amplie seus rendimentos e fortifique sua renda
Você não precisa colocar todo o seu dinheiro apenas em um investimento. Quando partes diferentes do seu capital estão aplicadas de diferentes formas você garante não apenas uma diversificação da renda, como fortifica seus rendimentos. Há quem prefira a segurança do capital investido em renda fixa, mas ainda assim deve evitar aplicar seu dinheiro em apenas um tipo de investimento.
Hoje a inflação é prevista para 9% e o rendimento anual da poupança chega a 6%, o que pode em algum momento fazer com que você perca parte do seu capital. Além da poupança há outras possibilidades de rendimentos maiores ainda utilizando a renda fixa, como o CDB e Tesouro Direto.
O CDB é um título público que chega a ter o dobro da rentabilidade da poupança e pode ser utilizado como margem de garantia para investimentos na Bolsa de Valores, por exemplo. Ao escolher o CDB você pode ter excelentes lucros e potencializar seus investimentos sem sair da renda fixa.

DICA 4) Otimismo é bom mas tem limite
Ser otimista quando lidamos com o nosso dinheiro e nossos sonhos é importante, afinal, se você não acreditar que pode chegar lá e enriquecer, quem irá acreditar?
Já diziam os médicos e as mães: tudo em excesso faz mal, inclusive no campo das finanças. Mais que ser otimista é preciso ter bom senso e conhecer todos os riscos. Isso serve para quem quer abrir uma empresa, aplicar seu capital em modalidades ou tipos de investimento que não são do seu conhecimento, ou para qualquer coisa na vida, os prós e contras devem andar lado a lado.
Acreditar que só o outro está sujeito ao prejuízo é brincar com a própria sorte. Os grandes investidores sabem a hora certa de arriscar e também a hora certa de recuar.
Conhecer aquilo que se pretende fazer é essencial para ter sucesso, mesmo diante dos riscos e prejuízos possíveis. Até os maiores investidores de sucesso que operam Day-trade no mercado de ações sabem o quanto uma boa estratégia é essencial para ter sucesso e lidar da melhor forma com as perdas e riscos.

DICA 5) Tempo é dinheiro – E o seu dinheiro precisa do seu tempo
Com a correria dos nossos dias nosso tempo está cada vez mais limitado e temos que definir nossas prioridades, principalmente no caso de nós, mulheres. Se você quer ser rica e ganhar muito dinheiro (é uma prioridade para você), então você precisa investir não apenas seu capital, precisa investir seu tempo e disposição.
O dono de uma empresa tem profissionais capacitados que auxiliam na gestão e execução dos processos, mas isso não tira sua responsabilidade de acompanhar de perto como vai seu negócio. Estar por dentro do que acontece garante melhores resultados e previne prejuízos e antecipa estratégias para lidar com situações adversas. Assim como o dono da empresa você precisa acompanhar de perto seu capital, mesmo que conte com bons profissionais. O dinheiro é seu, o sucesso é seu e você não deve colocá-lo de lado. A responsabilidade do êxito ou do insucesso está nas suas mãos.
A superintendente do Itaú Unibanco, Denise Hills fala que se você não dedica um pouco do seu tempo para as suas finanças, depois, para consertar os erros você terá de dispor de todo o seu tempo.
“É preciso colocar o dinheiro para trabalhar para você e dedicar tempo a isso. As pessoas lidam com o dinheiro marginalmente, mas o dinheiro só gosta de quem gosta dele.”
Pronto! Ser rica não é tão complicado quanto parece, com essas dicas valiosas e muita paciência, persistência e disciplina você pode chegar lá!

Autora: Renata Cota – Equipe Toro Radar

X