Loading

Faz sentido?

Essa pergunta parece simples, mas a sua vida pode tomar direções completamente diferentes dependendo da resposta que você der a ela. De tempos em tempos é importante parar para pensar sobre as coisas que fazem sentido no seu cotidiano, entender por que você acorda todas as manhãs e analisar o que deve continuar fazendo e o que precisa ser repensado.

O ideal seria fazermos apenas coisas que fazem sentido na nossa vida. Mas, nem sempre isso é possível, acabamos entrando em uma espécie de piloto automático em alguns momentos e isso faz com que a gente faça coisas sem nem ao menos saber por que estamos fazendo e que bem aquilo nos faz. A rotina, os compromissos, as responsabilidades de gente grande ocupam tanto a nossa mente que nos impede de enxergar essas coisas.

Já que o ano está se aproximando do fim, temos apenas mais dois meses pela frente, por que não começar a pensar no que fez mais sentido na sua vida até agora? Por que não começar a pensar no que faz sentido continuar fazendo em 2014? O seu emprego é mesmo aquele que você gostaria de ter agora? O seu relacionamento tem acrescentado valor à sua vida? Todas as baladas e shows têm preenchido a sua alma? Os amigos que você tem por perto são os que você gostaria de ter? Você tem sido a pessoa que gostaria de ser? Suas escolhas financeiras têm sido sábias?

A female hiker in the forest

Essas são apenas algumas das perguntas que podemos fazer para entender se estamos levando nossa vida para o lugar que queremos. Pense em outras perguntas que julga serem importantes e veja se as respostas são as que você realmente gostaria de dar. Mas tome cuidado, essa análise pode ser reveladora e mostrar coisas que você não esperava ver ou perceber. Talvez tenham coisas que você precise mudar drasticamente e se dar conta disso pode lhe causar algum impacto.

E se der respostas que te satisfaçam, valorize isso e comemore as coisas boas da sua vida. Temos que aprender a valorizar o que temos e o que estamos conquistando. Só nós sabemos o quanto é difícil acordar todos os dias e superar todos os obstáculos para alcançarmos essas metas. Só nós sabemos o valor que cada coisa tem em nossas vidas e só a gente pode decidir o que deve continuar existindo e o que pode virar passado.

Young woman touching her hat smiling, Oregon, USA

Saber para onde se vai, saber por que acordarmos todas as manhãs, ter bem definido o que queremos da nossa vida e por que trabalhamos e lutamos contra tudo diariamente é importante para nos mantermos motivados e termos forças para continuar quando as adversidades aparecem no caminho. E uma coisa é bem certa nessa vida, as adversidades irão aparecer. Tudo depende de como você vai lidar com elas. Se tiver um plano bem traçado, serão apenas lombadas na estrada, mas, se a sua vida estiver caminhando sem rumo e sem planejamento, talvez o menor obstáculo seja o que vai fazer sua vida estagnar.

É natural que a sua energia para realizar as coisas oscile de um dia para o outro, mas saber o que quer faz com que essa oscilação seja passageira e você renove suas forças para continuar caminhando. Isso faz sentido pra você?