Loading

Seu planejamento financeiro, seu mapa!

Primeiro post do mês sobre o assunto do mês: Planejamento Financeiro!!! 😀

Durante o mês de Agosto vamos abordar o assunto de várias formas para você entender o que é um planejamento financeiro, como fazer e quanto isso mudará sua vida!
Para quem tem seguido o Mulher Rica desde o início da nova estrutura, já vai ter aprendido algumas etapas importantes para então estar super preparada nesse novo projeto!

Ter um planejamento financeiro é muito parecido com um plano de viagem – você identifica onde você está indo, como e quando você vai chegar lá, o quanto isso vai custar e as coisas ao longo do caminho.
Assim como planejar umas férias, o seu plano financeiro pode ser vagamente estruturado ou altamente detalhado com base em suas necessidades individuais. Mas não ter nenhum plano poderia deixá-lo encalhado no meio do nada.

Um plano financeiro responde à três perguntas principais:

  •   Quanto, quando e onde você deve salvar enquanto você está gastando menos do que ganha? Examine seus salários, pagamento da dívida, despesas de moradia e outros itens do orçamento para determinar o quanto depoderá contribuir para o seu plano (quando você tem um excesso de fluxo de caixa), e decidir qual conta o dinheiro deveria ir.
  • Como devem ser investidas suas economias? Identificar quais as classes de ativos para investir, quanto colocar em cada um, e quais os investimentos reais para usar. Dica: Diversificar ajuda a gerenciar o risco do investimento.
  • Quanto, quando e de onde você vai acessar a poupança quando chegar a hora de gastá-la? Adereça situações em que as necessidades financeiras ultrapassam o dinheiro disponível a partir da renda, seu salário e devem ser complementada pela retirada de poupança a partir de seu plano. Isto deverá ser uma algo de prazo limitado bem preciso, tais como pagamento de faculdade de uma filho, ou enfim, sua aposentadoria.

planejamento financeiro


Para tratar adequadamente essas questões, é necessário identificar seus objetivos financeiros. Pergunte-se a si mesma questões como:

Que tipo de estilo de vida atual você quer ou precisa? Quanto você pode guardar?
Que tipo de estilo de vida futuro você quer ou precisa? Quanto você vai precisar gastar?
Quando você quer ou precisa parar de contribuir e começar a usar a poupança?
Quanto investimento de risco que você quer ou precisa tomar?
O que mais você quer ou precisa?

Esses exemplos ajudam a pensar em termos de ambosquerer” e “precisar”. Isso permite que algumas metas  se inclinem  para o lado “querer”, enquanto outras podem estar mais perto do lado “necessidade”. Por exemplo, você pode planejar gastar menos no futuro para que você possa diminuir o seu risco de investimento agora.

O planejamento ajuda a equilibrar conforto e compromisso.

Um planejamento financeiro deve ser de um método constante de avaliar se ele está funcionando, de modo que você possa monitorar o progresso. Ou seja, sempre que você checar seu planejamento, você vai saber exatamente onde e em que fase está; Uma vez que você tem um plano trabalhando, você pode usá-lo para fazer escolhas concretas com base nas suas informações. Poderá também verificar se fazer um sacrifício realmente está valendo a pena para você; poderá descobrir o que fazer com um bônus ou um reembolso de imposto inesperado. Há muito de informações úteis que você pode obter a partir de um plano financeiro.

Finalmente, aqui estão algumas dicas e alguns erros comuns a evitar ao manter o seu próprio plano. Mesmo pequenos erros podem agravar ao longo do tempo.

Seja realista com os retornos de investimento; não planeje superar os mercados.
Nos investimentos, conte com o risco de mercado; não assuma que o mesmo retorno ocorrerá a cada ano.
Não se esqueça de se planejar para as taxas, impostos e inflação.
Revise o seu plano regularmente para ver se ele ainda está funcionando.
Peça a alguém para verificar o seu trabalho, seja um amigo, membro da família, ou um planejador profissional.

Continue seguindo nossos posts semanais para você entender mais a fundo tudo sobre Planejamento Financeiro.

Não se esqueça de nos seguir também no Facebook, lá passamos várias dicas úteis para o seu bolso. Clique aqui e siga!

Um beijo e nos vemos em breve!!!

X