Loading

Vivendo e aprendendo! ;)

Olá meninas,
Quanto tempo não é mesmo?! Muitas coisas andam acontecendo na minha vida… momento auto-conhecimento…
Sabe quando tudo que era certeza na sua vida de repente vira dúvida?! Vocês já passaram por isso?! Então… vivo um momento assim… muitas perguntas, poucas respostas, porém vivendo um dia de cada vez…
Minhas finanças estão pedindo socorro, entre todos esses meus conflitos internos estão as minhas contas bancárias, meus investimentos (atualmente zerados 🙁) … para meu desespero elas estão sendo bem afetadas, realmente 2011 está sendo um ano e tanto, espero que tudo sirva de lição… Estou arcando com as consequências de escolhas financeiras erradas… e hoje vim compartilhar com vcs alguns erros que cometi que de repente possa ajudar alguma de vcs a evitar de cometer os mesmo e assim não enfrentar situações como as que estou enfrentando agora.
Dica 1: O casamento e as finanças devem andar juntos, em plena harmonia… Quando casamos duas pessoas com culturas e conhecimentos sobre as finanças muitas vezes distintas se unem e começam aprender a conviver com as diferenças, nós mulheres não podemos nem devemos deixar tudo para os homens da casa administrarem, essa tarefa deve ser divida e sempre muito bem esclarecida… As vezes um dos dois é muito controlado e o outro um pouco descontrolado na hora de lidar com o dinheiro, o que é o meu caso… Não podemos deixar que o lado fraco (o descontrolado) vença, o consumismo e problemas financeiros podem acabar com qualquer relacionamento saudável… Então a dica que dou é que vocês busquem o equilíbrio nessa área dentro do seu casamento, em hipótese alguma  abra mão desse controle, deixando e acreditando que o seu marido sabe cuidar melhor, esteja presente e seja participativa sempre, se acreditas que para isso você precisa adquirir mais conhecimento até mesmo para se sentir mais segura, então mãos a obra, o blog Mulher Rica está aqui para isso e a internet é nossa maior amiga, há muito material bom para usarmos e abusarmos…. nesse caso, sem moderação!!!
Se no seu caso, a controlada é você, digo e repito, mantenha o pulso firme e ajude seu companheiro a entrar nos eixos, muitas vezes por sermos mulheres e nos intimidarmos por alguns caprichos desses moços teimosos acabamos abrindo a mão e sedendo aos seus consumos exagerados. Mas isso é um grande erro!!! Mantenha a ordem nas finanças e aos poucos vá mostrando para ele a importância dos dois cuidarem das finanças juntos, é importante para o futuro, para a estabilidade e segurança da familia e principalmente para a saúde do relacionamento de vcs, não há amor que prevaleça diante de tantas discórdias por causa da má administração do dinheiro na sua casa.
Dica  2: Fuja das dívidas. Se você enxergar uma placa de financiamento, parcelas a perder de vista e todas essas “facilidades” de pagamento, por favor fique no mínimo há 1km de distância (por precaução). Se você está sonhando com o seu primeiro carro ou com um carro mais novo, que tal começar a planejar a realização desse sonho de forma consciente? Nada de se meter em financiamentos de muitos (todos) anos possíveis, ainda mais se tratando de um bem como o carro, que além das parcelinhas que “cabem no seu bolso” você terá que arcar com gasolina, seguro, estacionamento, manutenção, impostos… etc! Acaba sendo um filho! E para ter um filho sem planejamento hoje em dia é uma aventura e tanto não é mesmo?! Não vamos fazer isso, então comece a juntar seu dinheirinho para esse fim… Pagar à vista é a melhor opção….
Mas você deve estar pensando, ahhh vou levar 10 anos para comprar meu carro desse jeito… Para nós que ganhamos nosso dinheirinho suado, sabemos o valor de cada centavo e realmente não é muito fácil juntar R$ 20.000,00 por exemplo de uma hora para outra neh?! Se esse é seu caso, podemos pensar em algumas outras opções e deixar para último dos últimos casos o “amigo” financiamento. Se você conseguir o dinheiro para comprar seu carro com algum amigo ou familiar pode negociar juros mais em conta e ainda uma melhor forma de pagamento, podes também juntar uma boa quantia para dar de entrada e parcelar o restante em poucas parcelas diminuindo assim os juros e o tempo de dívida.
Dica 3: Não perca o controle do cartão de crédito e do cheque especial. Outro grande problema, que não deixa de se encaixar na dica anterior, fuja desses dois inimigos!!!
E se você já caiu nessa marmadilha e está enrolada até o pescoço com as dívidas dos bancos é hora de dar um basta… é hora de priorizar o fim dessas dívidas o quanto antes, caso a situação seja muito crítica, vale a pena chamar o seu gerente e bater um papo aberto com ele, tente negociar urgentemente essas pendências e se livrar dessas dívidas.

Estar livre de dívidas não tem preço!!!
Meninas, o que importa é que vcs estejam por dentro de tudo que acontece com o dinheiro de vcs, de onde vem, pra onde vai, quanto entra, quanto sai, etc. Não importa se você é casada ou solteira, esteja sempre no controle das finanças.
Estarei por aqui, na correria de sempre, mas pensando muito em vcs!
Não deixem de participar e enviar as suas dúvidas e sugestões, adoro cada mensagem que recebo!
Obrigada pela participação de vcs!
Beijinhos e uma ótima semana 🙂